terça-feira, 16 de junho de 2009

Ingratidão

Eu fico pasma quando vejo do que o ser humano é capaz. Não sei se me envergonho por fazer parte da mesma espécie, se penso que são apenas mutações fruto de uma experiência realizada por fanáticos cientistas de um filme de ficção científica que se escondem em laboratórios plantando chips tortuosos em alguns infelize (ui!) ou se, sei lá, a vida é assim mesmo e até hoje eu não tinha me dado conta disso.

Não me considero ingênua, mas até o último segundo da minha vida queria continuar acreditando no SER humano. Acreditar que por trás de um ato não aprovado existe uma alma cheia de luz, que apenas erra, não é perfeita, quem é, afinal? Mas sabe, desculpem o vocabulário, mas tá FODA de continuar acreditando nisso... A máxima que diz que "quanto mais conheço o homem mais gosto do meu cachorro" vem se tornando uma verdade nessa curta existência da qual tenho sorte (?) de participar.

E o tema de hoje infelizmente é...que soem as trombetas! Ingratidão.

A maioria das pessoas que fazem o bem não esperam nada em troca. Não querem um dia receber uma medalha nem mesmo uma faixa ou título de honra ao mérito. Ninguém almeja atravessar um tapete vermelho em meio a aplausos e gritos de "and the winner is...". Sai dessa! Não é isso que quem faz o bem quer. Na maioria das vezes não se quer nada em troca. Só um abraço apertado, um aperto de mão, um beijo no rosto. Ninguém quer dinheiro ou glórias, ou que digam "olha, sabe quem fez isso por mim? Foi fulano!!". Não. Aquele abraço, mesmo que desajeitado, tímido, basta.

O problema acontece quando não há abraço, não há beijo na bochecha, nem mesmo um encostar de mãos. Quando o que resta é indiferença, egoismo, soberba...quando isso acontece, a alma mais pura, por mais evoluída que possa ser, perde o chão, fica desorientada.

Ninguém quer um tapete vermelho, mas se existe um tapete, não puxe, por favor. Seja ele preto, branco, malhado, de oncinha, ou da moda, se existe um tapete, não puxe. Não desacredite o que há de mais puro na existência, o SER humano. Não existe perfeição, todo mundo sabe, mas não transforme em decepção atos de amor. Não chafurde na lama sentimentos puros de amizade, não despreze quem sempre te ajudou.

A ingratidão pode ser uma palavra apenas criada por nós, SERES humanos. Mas se as palavras têm tanta força quanto acreditamos que têm, não mande indiretas, e-mails. Converse. Dispa-se de sua máscara, encoraja-se, dê a cara a tapa, assuma suas fraquezas. Talvez você não esteja preparado para ouvir, mas será que algum dia esteve? Será que você merecia o bem que recebeu?

Assuma suas imperfeições, não é feio, feio é fingir que nunca recebeu nada de bom, é ignorar e desfazer de todas as conquistas que obteve graças a um...amigo. Como estaria você se essa pessoa não existisse na sua vida? Já pensou?

Acorde. Procure enxergar, se não usa óculos passe a usar. Sempre há tempo de consertar um erro. Errar é humano. Persistir no erro...é burrice. Salve-se enquanto há tempo!






Nenhum comentário: